top of page

ORGANIZANDO AS FINANÇAS PESSOAIS! POR ONDE EU COMEÇO?


E aí, mulherada, tudo bem?! É bastante comum que em um primeiro atendimento eu ouça a seguinte frase: “Camila me ajuda, não sei nem por onde começar”. Então segura essas dicas, que eu quero te ajudar com esse início! Vamos juntas?


Acho importante dizer que se você nunca olhou com carinho para suas finanças, esse é um processo delicado, que exige tempo, dedicação e paciência. Tente por um momento suspender as expectativas mágicas de que tudo vai se resolver de uma hora para outra e pensa em suas finanças em etapas. Pense nisso:

  1. Quanto você recebe por mês?

  2. Quais são suas despesas fixas (aquilo que você primariamente paga todos os meses)?

  3. Quanto você tem de renda disponível?

  4. Quanto gostaria de guardar por mês?

  5. O que te incentiva a guardar dinheiro?

  6. As coisas em que você tem investido é de fato a melhor alocação dos seus recursos?

Vamos para um exemplo prático, veja a tabela abaixo:










Quando olhamos para a renda mensal, se você é CLT ou profissional liberal, deve se atentar para a renda líquida, certo? Aquela cujos impostos ja foram descontados. Não é porque em seu registro em carteira consta um salário de R$3.800,00 que é isso que entra na sua conta de fato. Então o primeiro passo é você ter noção de qual a sua média mensal de recebimento.

Depois é importante olhar para sua renda fixa e verificar quais são os gastos que você tem todos os meses, seja com habitação, com combustível, com saúde. É importante elencar a natureza dos gastos, os valores e também os vencimentos, para que não fique nada para trás.

Separe um valor mensal para poupar, não olhando para aquilo que sobra, mas para um valor que terá esse destino todos os meses. Mas Camila, eu vou poupar dinheiro para que?

  1. Você precisa de um patrimônio mínimo para sua segurança. Isso significa dizer que em caso de demissão, ou de períodos de baixas vendas para autônomos, ou até mesmo de alguma emergência, você terá uma reserva para se manter por alguns meses.

  2. Juntada essa reserva de emergência, você pode começar a pensar em planos futuros aos quais destinar seu dinheiro, como uma viagem ou um curso, por exemplo.

  3. Há diversos motivos pelos quais você pode poupar seu dinheiro, é só começar a pensar no que se encaixa melhor para você.

Posto essas questões, temos finalmente o valor da renda disponível, que é a quantia que você tem para gastar com as despesas variáveis do mês. Um grande erro cometido pelas pessoas é olhar para seu salário e achar que o valor na conta é o que se tem para gastar, quando na verdade é importante entender de fato qual o montante se tem disponível depois de pagas todas as contas. Em nosso exemplo, o valor é de R$ 357,31 (trezentos e cinquenta e sete reais e trinta e um centavos), uma representatividade de aproximadamente 11% da renda mensal.

Desse valor remanescente, com o que você tem gastado? Dedique uma atenção aos tributos anuais como IPVA, IPTU, veja de que forma você pode se programar para pagá-los. Não negligencie pequenos mimos, presentes, jantares e comemorações. Permita-se usar da sua verba para isso também. Com um bom planejamento, você pode ir encaixando as coisas que deseja e ir fazendo pequenos planos.

Pense a respeito de uma renda extra para complementar o que já ganha. Uma consultoria, um curso, motorista de aplicativo, são coisas que não demandam muito investimento que podem te trazer algum retorno.

Uma dica importante: NÃO CONTE COM DINHEIRO QUE VOCÊ AINDA NÃO RECEBEU. Rendas extras são para gastos extras programados. Junte primeiro, gaste depois. Se por um acaso você prestar um serviço, contar com o dinheiro e não recebe-lo, pode sair no prejuízo e ninguém quer isso, certo?

Você não precisa anotar seus gastos todos os dias de forma exaustiva para chegar à organização de suas finanças. Sente-se sempre no dia em que o dinheiro cair na sua conta, faça suas programações e a cada quinze dias confira se tudo está saindo como planejado. Faças os acertos de percurso, verifique o que funciona para você e o que pode ser melhorado.


Não consegue se organizar sozinha? Busque ajuda especializada. A CT Planos e Finanças fica feliz em ajudar! Entre em contato conosco clicando aqui!

Commentaires


Me encontre nas redes sociais

Camila Tasca
CRP 06/202552 | CRC 1SP320562

  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page